Quem se apaixona sabe que, quando o amor é pra valer, é ainda mais difícil esquecer. Principalmente se este amor fez parte da sua vida de forma muito intensa. Mas se o amor acaba para a outra pessoa, o que fazer para esquecer? Como agir? Afinal, é imprescindível que isso aconteça para que a vida siga em frente.

Ninguém pode e nem deve viver ligado a um amor do passado. Para isso colocamos hoje 10 dicas que vão ajudar você a seguir em frente e esquecer esse amor.

1. Conscientize-se
Antes de qualquer atitude tenha consciência de que acabou. Reflita em todas as razões que fizeram com que a relação não desse certo. Ninguém esquece se não estiver convencido que precisa esquecer.

2. Queira
Certa vez uma pessoa perguntou porque não conseguia esquecer o ex-namorado e a minha resposta foi: porque você ainda não quis que isso acontecesse. Isso mesmo! Por mais que você ainda goste, tem que querer esquecer.

3. Afaste-se
Como esquecer alguém que você vê todo dia? Não tem como. Portanto, afaste-se. Nada de Facebook, MSN, Orkut. Não procure saber notícias e, se tiverem amigos em comum, converse com eles e peça para não comentarem nada a respeito da pessoa. Saber notícias irá tirar você do seu foco, que é esquecer.

4. Saia com os amigos
Distraia-se. Os amigos ajudam muito nessas horas. Vá a bares, shows, cinema. Converse sobre outros assuntos e evite encontrar seu ex-amor.

5. Não fique sozinho (a)
Se ficar sozinho (a) vai pensar em tudo que não pode. Ocupe a mente com outras atividades, outras pessoas.

6. Mude de visual
Essa dica é mais aplicável para as mulheres. Mudar de visual pode ajudar muito a esquecer de um ex-amor. A autoestima costuma ficar um tanto em baixa nesses momentos. Se você fizer um “upgrade” irá se sentir melhor até mesmo para ir em busca de novos amores.

7. Abra-se para outro amor
Todo mundo diz que a gente só esquece um amor com outro. Em muitos casos isso acontece. Portanto, se sentir que alguém pode ajudar de uma forma especial, dê-se essa chance.

8. Tenha sonhos e lute por eles
Nada melhor do que ocupar a mente para superar um amor do passado. E nada mais perfeito do que ocupar com sonhos e metas. Sonhe e corra atrás.

9. Faça o que você gosta
Descubra o que te faz bem e comece a mudar a rotina. Tenha mais tempo para você e para fazer as coisas que gosta. Um hobby é o ideal.

10.  Ame-se e seja feliz
Só quem tem amor por si mesmo é capaz de superar qualquer dificuldade. Concentre-se nas suas qualidades, nas pessoas que te ama e que te faz bem.

O amor é um sentimento que precisa se vivido a dois. Quando uma das partes deixa de amar, não há como continuar sozinho. Espero que as dicas possam ajudá-los a superar qualquer momento de tristeza e desespero. Tudo é possível quando realmente há força de vontade!